sexta-feira, 4 de setembro de 2009

DE OLHO NA NATUREZA

Que animal relativamente tem mais força que um elefante? Conhecendo as pequenas minhocas, suas características e função ambiental, a turminha da Escola Arvoredo fez novas descobertas.


Minhocas:
- tem cinco corações;
- respiram através da pele;
- comem seu próprio peso em comida a cada dia;
- são capazes de cavar até cinco metros de profundidade;
- podem mover uma pedra que pese 50 vezes o seu próprio peso;
- produzem o húmus que é um fertilizante natural para o solo.




CONSTRUINDO UM MINHOCOSCÓPIO

Recebemos na escola Kico Consultor da Mostra Lutz, que uniu duas garrafas pet a um tubo transparente para construir um Minhocoscópio, instrumento utilizado para acompanhar de perto a rotina das minhocas.
Reforçando o habito de separar o lixo seco, do lixo orgânico, as sobras do lanche da turminha foi colocada em uma das partes do minhocoscopio. A experiência consiste em ver as minhocas atravessarem o tubo para pegar o alimento do outro lado.









Agora é só aguardar que as minhocas entrem em ação, comendo todas as casquinhas de frutas especialmente preparadas para elas. E daqui a dois meses teremos novas minhocas e um pouco de húmus para adubar nossa horta escolar. Aguardem!


Um comentário:

Unknown disse...

Experiências bem sucedidas devem ser aproveitadas e é por isso que eu resolvi junto a equipe que trabalha comigo numa turma de MII construirmos um minhocário para que nossas crianças façam tambem as suas descobertas e ampliem sua imaginação e nível de conhecimento. Nota dez pra vcs.