quarta-feira, 20 de novembro de 2013

TEATRO DE FANTOCHE: A LUZ DE LUTZ.



José Lutzenberger- Fantoche

  A LUZ DE LUTZ

- Olá, eu sou José Antônio Kroeff Lutzenberger , mas pode me chamar de Lutz. Esse é um dos meus animais  preferido o Gatinho Leo. Vocês gostam de animais?
Eu sempre gostei de animais e da natureza, é  por isso que desde criança sempre gostei de estudar sobre o ambiente. E eu estudava observando a natureza e assim me tornei um ambientalista.
Vocês sabem o que é um ambientalista?
É alguém que acredita no meio ambiente, que sabe que é muito importante proteger a natureza. Os animais as plantas, a água, o solo, o ar que a gente respira, todos os seres vivos, incluindo nós seres humanos.
O Ambientalista quer que as pessoas pratiquem a sustentabilidade, viver sem destruir a natureza tirando dela só o que precisar. 
Sabe por que eu escolhi ser um Ambientalista? Porque eu viajei por vários lugares do mundo: EUA, Alemanha, Venezuela, Marrocos e muitos outros. E eu vi muita destruição da natureza, florestas todas sendo queimadas, árvores gigantes que eram casa de muitos animais cortadas para ser vendidas. Também conheci os males causados pelos venenos usado na agricultura.
Nessas minhas viagens também conheci governos, reis, príncipes e muitas pessoas especiais que dedicam suas vidas para cuidar da mãe terra (Gaia). E isso me inspirou a continuar sempre!
Então eu criei a Fundação Gaia para ajudar a natureza, ensinando as pessoas a promover uma agricultura ecológica, com respeito ao solo, às águas e as florestas, produzindo alimentos saudáveis.
Quando trabalhei como ministro do Presidente do Brasil (Collor em 1990), ajudei a salvar as terras dos índios Ianomâmis lá em Roraima no norte do Brasil. E também ajudei na criação das APP -Área de Preservação Permanente e colaborei na criação de  leis para salvar a Mata Atlântica. Foi um tempo difícil, pois existiam  pessoas que não entendiam a importância de cuidarmos de nossas florestas. Por isso eu desisti do cargo de Ministro e voltei para o Rio Grande do Sul para me dedicar à Fundação Gaia.
E  na Fundação Gaia, além de cuidar do meio ambiente a outra principal função é ensinar a  crianças nas escolas a   Preservar a Natureza. Esse sempre foi o  meu maior desejo e por isso agradeço muito a todos vocês que criaram e desenvolvem a  Mostra Lutz aqui em Garopaba. É um bonito trabalho de todas as escolas que estudam no seu dia a dia a importância de cuidar e respeitar a natureza e hoje estão aqui reunidos  para fazer um grande encontro entre  escolas, parceiros  e outros Amigos do Meio Ambiente.
Quem gosta da  Mostra Lutz bate palmas!
Agora cante comigo.... “Sou água voltarei pro mar, sou fogo voltarei pro sol, sou terra virarei semente, sou ar poderei voar! “





Nenhum comentário: