quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Folclore na Educação Infantil

Dia Mundial do Folclore, 22 de agosto.



A origem da palavra folclore vem de uma palavra criada pelo inglês Willian John Thoms, em 1846,
Folk = povo e Lore = conhecimento, saber.
FOLCLORE É UM CONJUNTO DE TRADIÇÕES E CRENÇAS POPULARES EM FORMA DE PROVÉRBIOS, LENDAS, CONTOS, ADIVINHAÇÕES, DANÇAS, MÚSICAS E COSTUMES.

APRENDEMOS MUITO DO FOLCLORE BRASILEIRO COM O VOVÔ, O PAPAI ,A MAMÃE, AMIGOS, VIZINHOS E NA ESCOLA.

LEMBRA DOS TRAVA – LINGUAS, CANTIGAS DE NINAR, HISTÓRIA DE SACI, CUCA, CURUPIRA, MULA- SEM- CABEÇA, SEREIAS ...

TEM TAMBEM AS BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ, PIÃO, PETECA, AMARELINHA, CORDA, BOLA DE MEIA E MUITO MAIS.

O FOLCLORE NO BRASIL, RECEBE INFLUÊNCIA DAS CULTURAS INDÍGENA , PORTUGUESA E AFRICANA.

O tema folclore na Educação Infantil deve ser aplicado de forma lúdica, muito dos contos folclóricos tem conteúdos que mexem com o imaginário infantil, sendo muito comum relatos de crianças que sentiram medo.

A função do educador é também de quebrar essa percepção negativa, o medo é natural e corriqueiro na infância. Família e educadores devem estar atentos e orientar a criança através de conversas que incentive-as a falar sobre os seus sentimentos.As atividades escolares envolvendo o tema folclore contribuem muito para o amadurecimento da crianças,em especial no entendimento do que é real ou imaginação.




ADIVINHE!

O que o gafanhoto traz na frente e a pulga atrás?


Um comentário:

Sheila Bertone disse...

A sílaba "GA".