segunda-feira, 8 de junho de 2009

Festa Na Caverna

Uma Viagem ao passado levou para dentro da Escola Arvoredo um pouco da História da Evolução dos Homens. Brincando de Homem Primitivo resgatamos algumas descobertas realizadas por nossos antepassados:
- O domínio do fogo
- A invenção da roda
- A aquisição da Linguagem
- A organização de um sistema de contagem
- As inscrições nas paredes das cavernas


Assim as aulas ganharam intencionalidade, construindo a base para o desenvolvimento cognitivo. Através de atividades que resgataram de forma lúdica esses momentos históricos. Construímos uma caverna de papel, destacamos a importância do domínio do fogo, dramatizando a Dança do Fogo. Rolamos trocos de madeira e pedras para apresentar a descoberta Roda. Utilizamos a expressão "UGA-UGA "para representar a aquisição da fala. Contamos utilizando pedrinhas e pauzinhos. Desenhamos com carvão a parede de nossa caverna . Para terminar uma refeição ao ar livre, ao estilo homem primitivo, com as mãos.



Ao conhecer nossa própria história,
aprendemos a importância de valorizar,
amar e preservar a vida de nosso planeta.




























Um comentário:

Eliane disse...

Olá, também estou trabalhando este tema em meu CEI, "homem das cavernas" com a turma de cinco anos. Acredito ser muito importante repassar para as nossas crianças a importância de conhecer a nossa história... além do que podemos trabalhar uma variedade de assuntos que leva um bom tempo de projeto, principalmente os quatro ementos (terra, água, fogo e ar), chegando a preservação de nosso planeta. Fico feliz que outras pessoas também gostam deste tema tão rico. Um abraço, professora Eliane/Joinville-SC
e1988@terra.com.br